A FELICIDADE
31/05/2010 19:15A FELICIDADE
Helci Rodrigues Pereira
“Uma pessoa feliz não é uma pessoa num conjunto de circunstâncias, e sim uma pessoa com um conjunto de determinadas atitudes”.
Hugh Downs
FELICIDADE vem de felicitas (de Félix), termo latino, podendo significar sucesso, satisfação, bem-estar, contentamento, ventura, boa-fortuna, dita, bom-êxito, bom-resultado, alegria, glória, estado prazenteiro, etc.
FELICIDADE era o nome da divindade alegórica romana, a deusa do bom-êxito, que estava relacionada com o conceito de fecundidade, sendo representada sempre com o caduceu (vara delgada e lisa com duas serpentes enroladas, e asas no topo) e o cornúpia (vaso de flores e frutos, para simbolizar abundância e fortuna).
FELICIDADE, usado o termo no plural, era o nome dado às sete divindades japonesas que pertencem ao budismo popular, entre as quais estavam os deuses da jovialidade, da riqueza e da longevidade.
A conceituação de FELICIDADE é bastante farta na literatura mundial e na filosofia dos povos. Vejamos algumas colocações. A felicidade tem sido considerada como:
1. "Concurso de circunstâncias que causam ventura".
2. "Bem, composto de todos os bens; faculdade plenamente suficiente para viver; perfeição na virtude para um ser vivo. Ter o que precisa para viver".
3."Um estado de bem-estar, caracterizado por ser plenamente estável, com emoções predominantemente agradáveis, variando de intensidade desde o simples contentamento até a profunda e intensa alegria de viver, e por um estado natural de uma natural continuação".
4."O que nós chamamos felicidade, no seu sentido mais estreito, vem da satisfação - na maioria das vezes instantânea - de necessidades limitadas que atingiram grande intensidade e, por sua natureza, pode ser apenas uma experiência transitória".
Nas conceituações retromencionadas temos assentadas as seguintes idéias axiais:
FELICIDADE é alguma coisa que, existindo na pessoa, habita sua interioridade, constituindo-se num estado d'alma, num estado de bem-estar relativamente estável.
O estado de felicidade está intimamente relacionado com a experiência de êxito, sucesso, emoções agradáveis e satisfação de necessidades intensas do ser humano.
Resulta, como corolário, que felicidade, pelo menos na contingência da vida humana atual, é um estado psicológico, espiritual que não adquire estabilidade, podendo ser perturbado por eventos ou experiências indesejáveis. Assim, se estabelece que há pessoas infelizes, pessoas felizes, pessoas mais felizes que outras, mas não existem pessoas plenamente felizes, aqui e agora.
Helci Rodrigues Pereira é Pastor, Advogado, Professor,Escritor e também autor dos livros "Pastorais", "O Ser Humano - Reflexões" e "Expressões do Recôndito".
———
Voltar