NECESSIDADES HUMANAS

NECESSIDADES HUMANAS
Helci Rodrigues Pereira


As ações ou movimentos humanos existem em função de respostas a necessidades prementes ou não. Não fossem as necessidades, e o ser humano, também o animal, nada buscaria. Eis porque todo o comportamento é causado (motivado), sendo muitos talvez a maioria dos nossos motivos, de natureza inconsciente.

O próprio progresso acontece por causa dessa luta pela satisfação de necessidades. Tais necessidades, que se acham jacentes e lastreiam os nossos motivos, os nossos impulsos e, em conseqüência, as nossas constantes buscas, são de várias naturezas, como tais: necessidades primárias ou biológicas, necessidades derivadas ou instrumentais e necessidades integrativas.

São as necessidades biológicas que nos levam à união nas diversas formas de vida social, através de cuja união buscamos a realização e a satisfação, como por exemplo, pelo casamento, abrigo, higiene, proteção mútua, etc. Por isso que o ser humano, do qual já se disse não ser uma ilha, não consegue viver isolado e independente, porque é, por natureza, um ser insuficiente, mesmo do ponto de vista biológico.

Em vista das necessidades derivadas da vida em sociedade, no nível mais associativo de existência, nós buscamos satisfação através das organizações ou das várias ordens vitais, como sejam: a jurídica, a econômica, a educacional, etc.

As necessidades integrativas, que se referem a um ajustamento do ser humano à sua cultura, à realidade que o envolve, ao mundo circundante e ao sobrenatural, conduzem-nos à busca de realização e de integração no conhecimento, na religião, na arte, ... na vida.

Ali está um grupo de aspirantes ao oficialato, ao Exército, no dia de sua formatura, celebrando a satisfação de uma de suas grandes necessidades. Eles encontraram no aspirantado, na vida militar, um meio de aprazimento, de deleite, de resposta às suas necessidades cívicas, que se acham entranhadas em seu peito e que os impulsionam.

Outras pessoas podem sentir-se realizadas por variegados e incontáveis meios e caminhos que posam melhor atender às suas necessidades básicas, às suas tendências naturais e às suas idiossincrasias.

Estes se vêem realizados, em suas necessidades, pelo estudo da Economia, porque as suas mentes estão voltadas para tal campo de interesse, acham-se motivados nessa direção; est’outros, que se sentem atraídos pelos problemas de ordem jurídica e social, pelo Direito, por exemplo, enveredam-se por essa estrada e procuram, dessa forma, a satisfação de tal imperativo de sua personalidade, que os energiza; aqueles que se sentem inclinados para as ciências da especulação, do raciocínio, dos porquês, encontram prazer nessa área e nela laboram. E assim por diante.

É por isso, por causa dos diferentes imperativos que se tornam, muitas vezes, categórico em cada um de nós, que somos levados a buscar satisfação como homem intelectual, ou social, ou econômico, ou político, ou cívico, ou religioso, etc. 


Helci Rodrigues Pereira é Pastor, Advogado, Professor,Escritor e também autor dos livros "Pastorais", "O Ser Humano - Reflexões" e "Expressões do Recôndito".

Pesquisar no site